É possível medir seu metabolismo: para uma dieta e treino mais específicos!!!


      Você sabia que é possível medir seu metabolismo? Sim, através de um exame denominado calorimetria indireta utilizado para medir a taxa metabólica de repouso (TMB)/basal, desta forma, mostra quanto o organismo gasta quando está em repouso. Esse gasto calórico substancial que ocorre mesmo em repouso é devido à energia gasta para manter funções vitais, como batimentos cardíacos, respiração, função cerebral, controle de temperatura corporal,etc.

       Apesar de existir um cálculo da média da TMB cada pessoa tem a sua própria individualidade e portanto, TMB diferente, vejamos: duas pessoas com mesma idade, sexo, peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes.

      O exame é realizado em consultório e dura aproximadamente 20 minutos e sem qualquer inconveniente ou incômodo e funciona da seguinte forma: o organismo consome uma quantidade fixa de oxigênio por cada caloria oxidada, pela diferença entre a quantidade de oxigênio no ar inspirado e expirado, o aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está “queimando” naquele momento, é necessário estar em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado. Consumo de alimentos, atividade física, situações estressantes e uso de estimulantes (cafeína, por exemplo) podem elevar o metabolismo e devem ser evitados nas horas que antecedem o exame.

       Com o resultado do exame sabemos o valor real da TMB é possível determinar qual a ingestão calórica diária ideal para cada caso (perda de gordura, hipertrofia ou manuntençao) e a intensidade atividade física e o objetivo a ser atingido será mais facilmente alcançado!!Isso faz toda a diferença e otimiza-se o resultado do treinamento também, portanto, bem específico e individualizado em relação a qualquer dieta sem um exame prévio qualquer!

        Caso o resultado do exame tenha detectado que sua TMB está abaixo do normal adequado, para que esta eleve-se, é necessário um maior consumo de alimentos ricos em proteína, isto porque a proteína demanda maior esforço do corpo para ser processada e portanto, maior energia gasta, outro fator que aumenta também a TMB é o ganho de massa muscular através do treino contra-resistência(musculação) pois o músculo demanda maior energia, então quanto mais massa muscular, mais acelerado será seu metabolismo, e então mais facilidade você terá para emagrecer (perder gordura) e hipertrofiar!

Entre em contato:(21) 98217-7380
ufrj@raquelreispersonal.com

 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map