É possível medir sua capacidade aeróbia(fôlego)!saiba como!


niveis_de_vo2max

Você gostaria de saber a quantas anda seu condicionamento físico e achou que este não pudesse ser medido? Pois bem, ele é medido sim e é denominado VO2máx: quantidade máxima de oxigenio que uma pessoa pode captar, transportar e utilizar oxigenio a uma unidade de tempo; é um padrão de estimativa da função/capacidade cardiorespiratória e tem sido utilizada como forma de predizer fatores de riscos relacionados à saúde.

Saber de forma precisa o VO2máx é de fundamental importância para a correta prescrição do treinamento (levando em conta intensidade, duração, etc). Os meios utilizados para a medição desta variável são esteira, ergômetro, banco, pista/campo e quadra. A avaliação do valor do VO2máx é medida através de testes diretos (análise de gases) e indiretos (predição), a fidedignidade é maior nos testes diretos, quando comparados aos testes indiretos, pois tem o poder de avaliar algumas variáveis que não podem ser percebidas nos testes indiretos, a imparcialidade dos testes indiretos também é fator de fidedignidade, assim como o erro humano que é praticamente nulo, quando aplicado testes diretos. Com o avanço tecnológico, diversos métodos foram criados no intuito de medir com mais precisão o VO2máx; neste sentido, a ergoespirometria é atualmente o método padrão-ouro e mais fidedigno no tocante à medida da referida variável, todavia, devido ao alto custo financeiro e a necessidade de pessoal altamente qualificado e o tempo gasto para a execução de cada teste os médicos costumam solicitar outros testes mais acessíveis como o teste ergométrico que aponta o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico, além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço, este teste permite avaliar também o comportamento da pressão arterial, os sintomas referidos pelo paciente e sua aptidão física!

Na espirometria além de se verificar os dados mensurados no teste ergométrico, também é analisado o ar expirado para medidas do consumo de oxigênio, da produção de gás carbônico, da frequência respiratória e da ventilação pulmonar, para tal, o paciente faz todo o esforço físico respirando preferencialmente com a utilização de um bocal (ou uma máscara, caso não suporte o bocal) e mantendo o nariz obstruído com um prendedor especial.

Existe também o VO2máx preditivo, para você que está em casa agora calcular:

Vo2máx = 57,50 - 0,31(X1) - 0,37(X2)

X1 =idade em anos

X2 = % de Gordura Corporal

(UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA DAVIS – HUMAN PERFORMANCE LAB).

Embora o VO2máx (consumo máximo de oxigenio) em repouso seja muito similar entre indivíduos sedentários e treinados, durante esforço maximo indivíduos treinados apresentam um valor de vo2max que em média são duas vezes maior do que aqueles apresentados pelos sedentários.

O pico do VO2máx ocorre entre 18 e 20 anos de idade, havendo posteriormente um descréscimo gradual(Astrand 1960), inativos saudáveis apresentam um declínio de aproximadamente 9% por década de vida, atingindo aos 65 anos de idade, em média, 70% do VO2máx dos valores de um indivíduo de 25 anos; de acordo com o sexo é menor em mulheres que em homens (20 a 25% em mulheres não treinadas e 10% em mulheres treinadas) essa diferença se justifica em razão da composição corporal: mais massa muscular e menos composição de gordura corporal nos homens.

De acordo com pesquisas, o vo2max pode aumentar em 4% a 93% com o treinamento físico(Pollock 1973); as adaptações físiológicas adquiridas são altamente específicas ao tipo de exercício realizado: quanto maior for a massa muscular envolvida no exercício maior será o vo2max, por exemplo, teste ergométrico apresenta valores menores que teste feitos na esteira rolante.

A foto anexada a este artigo ilustra a tabela de VO2máx para você poder saber qual faixa deve ter de acordo com seu sexo e idade.

Conforme eu explicitei no artigo anterior, esta avaliação cardiorespiratória deveria ser feita a cada 6 meses e a avaliação física da academia a cada 3 meses! Se cuide! Acompanhe sua evolução através destas medidas!!

Maiores informações:
(21)98217-7380
https://www.facebook.com/pages/RAQUEL-REIS-PERSONAL-TRAINER/172754962818588
ufrj@raquelreispersonal.com

 
 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map