Glúteo - função e como verdadeiramente treinar - parte 1


bunda
















Apesar de ser a paixão nacional, glúteo é muito mais do que estética, para que você alcance o desenvolvimento máximo de uma musculatura que seja é imprescindível o conhecimento sobre suas funções - que vão muito além do que a maioria imagina – para trabalhá-las de forma eficaz.
O glúteo é um músculo postural!! Junto com o core(músculos centrais do corpo bem como a região abdominal) o glúteo é responsável pela manutenção da postura e padrões funcionais e importantíssimo não só na marcha/chaminhada como principalmente no sprint da corrida,visto que como a passada aumenta e ocorre o impulso(do quadril pro solo – solo-quadril) existe o movimento da hiperextensão de quadril, que ocorre muito menos na corrida ou caminhada normal, apenas a extensão(e não a hiper).Quanto mais forte e com maior poder de contração, mais protege a ocorrência de lombalgia, lesões no joelho, no posterior de coxa e adutores. Nas muitas lesões de joelho os treinadores erroneamente só visam o fortalecimento do quadríceps, entretanto, o glúteo tem que ser meta, pois o desequilíbrio de forças com o quadríceps(anterior de coxa), posterior de coxa e perna(panturrilha) promove diversos padrões disfuncionais!
Vimos então que a mais visada parte do corpo é a maior musculatura deste e responsável não só na melhora de lesões como também protege de diversas pela função de ser um músculo postural e também exerce papel fundamental no sprint(aceleração na corrida)!
Em muitos casos, nem ativada essa musculatura se encontra, e não é proporcional a quantidade de carga que lhe é imposta e sim a função e adequada ativação bem como ativação dos próprios antagonistas(flexores de quadril, adutores de quadril) – veremos mais explanação sobre o treino específico na continuação em outro post onde vou explicar como enfim desenvolvê-lo da forma mais completa trabalhando suas funções(hiperextensão/extensão de quadril, abdução de quadril e rotação externa de quadril) bem como ativação dos antagonistas e conquistar um glúteo forte!
Fotos da própria treinadora na linha de bikini na qual sou empresária, pode confiar e acompanhar o prox post que você aumentará no maior que seu glúteo pode alcançar!

Dúvidas e sugestões de tópicos:
ufrj@raquelreispersonal.com
www.raquelreispersonal.com


 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map