Importância da avaliação física completa


É impressionante o número de pessoas que estão na academia há muitos meses ou até mais de anos e que fizemos apenas a primeira avaliação física (aquela solicitada ao entrar na academia), por consequência fazem a mesma série por longos meses e demoraram muito para notarem resultados, obviamente!!

A avaliação física é o que norteia o treinamento e é através dela que sabemos tudo sobre seu corpo e metabolismo junto com exames como hemograma completo e exames cardiovasculares como teste de esforço; é imprescindível que a avaliação física completa (medindo não somente percentual de gordura, massa muscular e peso ósseo como também englobando uma avaliação postural completa) seja feita no máximo a cada 6 meses.

Testes de esforço são importantes para avaliar seu nível de condicionamento atual e poder traçar a intensidade adequada e segura do seu treinamento! O ideal seria que ao entrar na academia essa informação fosse dada, infelizmente se nem a avaliação física da academia é regularmente feita e estimulada, muito menos testes de esforço são pedidos, até porque o indivíduo teria que ir no cardiologista solicitar!!

A avaliação física vai mostrar sua situação atual, e com ela o professor ou Personal Trainer vai traçar metas e objetivos a serem alcançados em determinado período de tempo – normalmente até a próxima reavaliação para comparação do resultado em torno de no máximo 3 meses – tais metas englobam percentual de gordura, o peso corporal como já muito falado por mim, não significa muita coisa (a menos que a pessoa seja obesa mórbida) pois um fisiculturista tem um “sobrepeso” se for considerar apenas seu peso, mas não deveria pois ele não possui grande quantidade de gordura e sim de massa magra, afinal, músculo pesa, então, o que quero dizer que perder peso não significa que você emagreceu, porque emagrecer é PERDER GORDURA e não água ou massa muscular, como diversos tipos de dietas da moda e “promessas de emagrecimento mais rápido que o convencional”.

É muito importante que você faça essas reavaliações a cada 3 meses para acompanhar sua evolução no treinamento e até para seu treinador mudar seu treinamento (a chamada de “série”) na academia, como você quer ficar dando murro em ponta de faca, querer e desejar algo se nem sabe como está e sua situação atual? Os objetivos têm de ser concretos e baseados em números e não apenas no espelho, você tem que comparar sua evolução por medidas, isso serve também para te motivá-lo, pode ter certeza disso, afinal, se você não estiver satisfeito e ver que está muito fora do padrão de normalidade vai se dar conta de que precisa mudar, e caso não esteja muito fora do padrão de normalidade vai perceber que tem muito o que melhorar! A qualidade e intensidade do seu treinamento dependerá exclusivamente de uma boa e completa avaliação, quanto mais informações o treinador tiver ao seu respeito melhor poderá fazer um treinamento mais individualizado e otimizado para seu caso!!!!

Portanto, não perca tempo, se conheça melhor, conheça melhor seu corpo, suas medidas, faça uma avaliação física completa com um profissional habilitado!

Contato:(21)982177380

 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map