TRX - Treinamento em suspensão

 

Esta modalidade de treinamento tem este nome devido ao seu uso ser exatamente na posição suspensa e o aparelho, o TRX, pode ser preso em qualquer estrutura fixa de preferência no teto de um cômodo para que seja melhor aproveitado em termos de variedade de exercícios e dificuldade; o material não é elástico e é constituído por cintas de nylon com  resistência industrial, faixas ou mesmo cordas.

Foi desenvolvido pela Navy SEALs (força de operações especiais da marinha norte-americana) para que seus soldados pudessem treinar aonde quer que fossem e estarem aptos e com condição física adequada para realizar suas devidas funções.

É baseado no treinamento funcional (com intenso recrutamento da musculatura core, postural do corpo como abdominais, paravertebrais e glúteos) e no treino de força (por também ser um trabalho de contra-resistência pela ação da gravidade) promovendo a estabilização das articulações, proporcionando melhora do equilíbrio corporal; o aparelho  transforma o peso do corpo em resistência variável, o que significa que o nível de dificuldade do exercício é alterado pela posição do próprio corpo e não utiliza-se pesos adicionais. Por proporcionar grande variedade de movimento e alguns de considerável dificuldade, também é usado para treino esportivo específico, além se poder ser utilizado para treinamento de flexibilidade e reabilitação. Pode-se observar que o equipamento tem amplas funções e é possível trabalhar com indivíduos de todas as idades e níveis de condicionamento.

Vale salientar que o TRX não é melhor nem pior do que outras técnicas de treinamento, e nenhum tipo deve substituir o outro, o mais interessante é fazer estímulos e tipos de treinamento diferentes, por exemplo, num dia fazer o estímulo com TRX, em outro com Kettlebell, treinamento com Power plate, equipamento de musculação, etc.

Vale a pena experimentar, é muito interessante e diferente o treinamento em suspensão!

 

 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map