Pregorexia

 pregrexia

Você sabe o que é pregorexia? O termo vem da união entre duas palavras: Pregnancy (gravidez em inglês) + Anorexia e significa anorexia na gravidez. Se a anorexia por si só já preocupava a população, neste caso mais sensível é pior ainda pois coloca a vida de mais um ser humano( ainda em formação) em risco!!Como muitos já sabem a aneroxia distúrbio alimentar e psicológico que configura o estado de privação de alimento por conta da excessiva preocupação com o corpo que é observado pelo próprio indivíduo de forma distorcida da realidade.

Durante a gravidez o ganho de peso esperado varia entre 7kg e 16kg, dependendo do peso da mulher antes da gravidez, da sua alimentação e da prática de exercícios físicos. Esse ganho de peso recomendado é importante e caso a grávida esteja muito aquém desse parâmetro poderá afetar profundamente na saúde e formação do feto bem como a própria saúde.

Há de se tomar muito cuidado entre o zelo com a alimentação para não adquirir peso além do permitido e o nível de atividade física, devo salientar que a prática de exercício física para a gestante deve ser de intensidade leve a moderada durante uma gravidez não-complicada e pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde da mulher na resistência geral, fortalecimento da região abdominal (o que além de melhorar a postura e evitar dores na região lombar promoverá maior facilidade para a contração para “expulsão” do feto no momento do parto) e flexibilidade muscular, o que promove um ótimo peso do feto ao nascer; a atividade física aeróbia auxilia de forma significativa no controle do peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir riscos de diabetes gestacional, condição que afeta 5% das gestantes.

 

Grávidas, atenção aos sintomas: encarar a gravidez como se esta não fosse algo real; ter medo de engordar o mínimo que seja; preocupação excessiva com as calorias dos alimentos; comer sozinha ou pular refeições; exercitar-se vigorosamente com alta intensidade, o que é extremamente perigoso para a saúde do bebê (pode levar a hipóxia falta de oxigeno para o feto) e após a gravidez proporciona acidificação do leite e uso freqüente de laxativos ou vômitos induzidos!!!

Devo destacar que é importante sim que cuidem da alimentação e façam exercício físico, mas com bom senso e com a devida orientação, para a manutenção adequada do peso no período gestacional!

 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map