Calçados  e exercício físico


     Muita gente reclama de dores lombares, no calcanhar, tornozelo e joelho durante atividade física e por incrível que pareça, na maioria das vezes o calçado tem influência sobre essa questão. Além de dever ser compatível com a atividade em questão - -por exemplo, calçados para prática de trekking - mais conhecida como trilhas e superfícies irregulares e íngremes. - devem ser diferentes dos tênis mais conhecidos como os destinados à corrida; calçado para caminhada/corrida ou esportes em areia também devem ser diferenciados - - o interessante é saber qual o seu tipo de pisada e comprar um tênis adequado para tal tipo, pois acomoda melhor seu pé e causa menor impacto sobre as articulações.

      A pisada pode ser pronada (para baixo), onde se desgasta mais a parte interna dos calçados, supinada (para cima) onde se desgasta mais a parte externa dos calçados e neutra (normal).

      Nenhuma atividade física deve ser realizada sem tênis com exceção da patinação e esquí.

      Outra dica, quando correr, pise primeiro com o calcanhar, pois existe uma estrutura chamada “acolchoado calcâneo” que é destinada para amortecer impactos; na literatura existente tem algumas correntes sobre a outra forma de se correr – com a ponta do pé pisando primeiro – que é indicada para atletas de velocidade, mas o mais indicado é a primeira conforme explicação dada.

     Para descobrir qual a sua pisada faça o teste da pisada, encontrado em alguns shoppings - lojas esportivas.calcado_exercicio










Quaisquer dúvidas e/ou sugestões de tópicos entre em contato:

ufrj@raquelreispersonal.com

 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map