Diet x light – Você sabe qual deve consumir?

 

 

Você sabe bem a diferença entre um termo e o outro? Às vezes bate a dúvida sobre qual utilizar?Qual o mais eficaz para emagrecimento?Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet ou light?

Vamos aos esclarecimentos:

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad) os produtos diet e light estão presentes em mais de 35% das residências brasileiras. O consumo só aumenta: de 1998 a 2008, o crescimento foi de 800%.

O termo diet só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição controlada de nutrientes (carboidrato, gordura, proteína ou sódio), portanto, não possui um dos nutrientes mencionados (por eliminação ou substituição). Sendo este termo mais indicado para aqueles indivíduos que apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas como hipertensos, pois necessitam de alimentos que eliminem ou substituem o sódio, pessoas com colesterol elevado, mesmo caso em relação a gordura e diabéticos, em relação a açúcares, não sendo indicado necessariamente a quem tem o objetivo de emagrecimento pois alguns produtos dietéticos são até mais calóricos do que os convencionais, como os chocolates diets, por exemplo. Todo produto diet por exigência da Anvisa deve conter no rótulo a frase "Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico", também deve conter o aviso "Contém fenilalanina" quando houver adição de aspartame à fórmula, no caso de alimentos que possuem em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio e derivados, o rótulo deve conter a advertência “Contém Glúten”. Caso contrário, “Não contém Glúten”.

O termo light é aplicado a alimentos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional (kcalorias), estes devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos, já no caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais. Geralmente - se observar o rótulo - é comparado com o alimento convencional. Indicado para pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, ou seja, normalmente quem deseja perder peso. É importante ressaltar que o consumo em excesso de um produto que contém menos calorias em relação ao original pode encadear a ingestão de uma quantidade igual ou superior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não-light, então é preciso que coma com moderação seja lá o que for!

Para que não haja confusão leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades nutricionais.

Dúvidas ou sugestões mande email para: ufrj@raquelreispersonal.com

 

 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map