Esportes radicais: aventura e emoção

 

Esporte de aventura ou Esporte Radical estão em alta no momento, visto que grande parte dos jovens e adultos não está mais interessada na monotonia de ir a academia ou lugares mais convencionais. Buscar novas experiências e vencer desafios configura uma emoção diferente, aliás, de vez em quando é bom quebrar a rotina, não é mesmo?!

Tais esportes são termos utilizados para designar modalidades com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidades, desequilíbrio corporal, condições do ambiente ou outras variantes em que são praticados. Todos os diversos esportes radicais têm em comum a estimulação de adrenalina nos participantes. De acordo com a visão médica, a pressa ou altura associadas com uma atividade não é responsável para que a adrenalina lance hormônios responsáveis pelo medo, mas sim pelo aumento dos níveis de dopamina, endorfina e serotonina – hormônios responsáveis pela sensação de prazer - por causa do alto nível de esforço psíquico,

Para que um esporte radical seja bem sucedido, é importante que além da coragem, o indivíduo tenha um mínimo condicionamento físico, equipamentos, materiais, vestimentas adequadas e tenha se alimentado de forma correta e equilibrada.

Apesar de poder ser entendido como lazer ou atividade recreativa muito agradável, deve-se tomar muito cuidado, pois uma má administração poderá gerar acidentes e até a morte do praticante. Por isso, muita atenção, procure ajuda de uma equipe de profissionais habilitados para tal. Outra característica das atividades rotuladas é que elas tendem serem de preferência individuais do que esportes de equipe. Os esportes radicais podem incluir ambas atividades competitivas e não-competitivas.

Dentre tais esportes estão: Acquaride, Acrobacia Aérea, Asa-delta, Balonismo, BMX, Biatlo, Bodyboard, Bungee jumping, Canoagem, Canyoning, Corrida aérea,Corrida de Aventura, Jet-ski, Kitesurf, Mergulho, Mountain Bike, Orientação, Paintball, Parapente, Paraquedismo, Patinação, Rafting, Rapel, Sandboard, Ska te, Snowboard, Snowmobile, Surf, Tirolesa, Trekking, Triathlon, Vôo-livre, Wakeboard, Waveski e Wheelie.

Explicarei nos próximos meses cada um destas maravilhas de serem praticadas!

Até.

 

Quaisquer dúvidas e/ou sugestões envie um email:

ufrj@raquelreispersonal.com

 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map