Cross Fit - Saiba o que é

Cross Fit é um programa de força e condicionamento geral  fundado pelos ex ginastas Greg Glassma e Glassman Lauren e é bastante utilizado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas(como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano(como os Mariners), por atletas de artes marciais e outras modalidades esportivas pelo mundo; é baseado em três conceitos para avaliar e desenvolver o condicionamento físico.

O primeiro conceito é composto pelas capacidades ou aptidões físicas(resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação agilidade, equilíbrio e precisão) que podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas em resposta ao treinamento. Um fator interessante a destacar: quanto mais variedade de estímulos englobar, mais desenvolverá cada uma das aptidões físicas citadas.

O segundo conceito defende a execução aleatória de atividades (exercícios funcionais de alta intensidade e constantemente variados) sem progressão ou fundamento de seqüência, utilizando a idéia de realizar qualquer tipo de tarefa necessária para a vida; neste ponto de vista o condicionamento físico pode ser considerado pela habilidade de desempenhar uma determinada tarefa em relação à maneira como se fazia antes.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas (aeróbia, anaeróbia lática e anaeróbia alática). A última, responsável pelas atividades de maior potência sem utilização de oxigênio e curta duração (aproximadamente 10 segundos); a segunda, participa de as atividades de potência moderada tem a duração de poucos minutos; já a primeira via permite executar atividades de baixa potência e longa duração. De acordo com este conceito deve-se realizar o treinamento em cada um dos três sistemas de energia, procurando o melhor efeito possível de equilíbrio, ou seja, uma verdadeira “mistura”! O que para muitos críticos pode não ser interessante, devido à falta de periodização, lógica ou à sequência de exercícios aleatórios, pois o ideal é que cada dia de treinamento tenha ênfase em uma aptidão física e trabalhe numa via metabólica específica, senão não há periodização, senão não há estrutura de treino e sempre será “de qualquer jeito”, sem muita base fisiológica do treinamento desportivo. Segundo o Dr. Stuart McGill, professor de biomecânica na Universidade de Waterloo, o risco de ferimento de alguns exercícios de CrossFit supera os seus benefícios. Em contrapartida, Dr. Tony Webster do Pacific Institute for Sports Medicine de Camosun College, em Victoria British Columbia defende que o CrossFit pode ser usado “de forma segura e sensata”; aproveitando esse gancho venho também deixar  esse adendo para prática segura e sensata, pois são exercícios de alta intensidade, então. antes de saber se pode ou não realizar essa prática consulte um profissional de Educação física competente!

 


 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map