Como evitar dores na coluna

 

Dores-na-coluna-2

A dor na coluna, que na maioria das vezes se encontra na região lombar (lombalgia) atualmente é um dos grandes causadores de afastamento de funcionários do ambiente de trabalho. Atitudes como permanecer muito tempo na mesma posição ou carregar peso rotineiramente contribuem para o acometimento de tais dores.

Como a origem do incômodo pode estar ligada a diversas estruturas - óssea, ligamentar, neurológica, articular, muscular ou discal - há certa dificuldade em fazer um diagnóstico correto. E o tratamento pode ser longo e demorado; por isso, o ideal é utilizar de medidas preventivas!As causas mais comuns são: sedentarismo, obesidade, falta de flexibilidade, fraqueza muscular e alteração postural (genética ou adquirida).

Além de manter uma vida ativa sempre evitando uma única posição, deve-se tomar alguns cuidados com a postura e fortalecer os músculos abdominais, paravertebrais e glúteos, que são músculos posturais; e qualquer desequilíbrio de força entre tais músculos pode causar também dores na coluna ou mesmo desvios posturais.

A dor crônica – aquela que é recorrente e praticamente não melhora - é a parte final do problema, pois ela ocorre quando há compressão no nervo e tal situação já se configura como avançada, então, prepare-se para algumas dicas posturais para evitar quaisquer tipos de dores nesta região que vale a pena cuidar:

§         Na postura de pé olhar para o horizonte e manter a coluna ereta

§         Na posição sentada a coluna deve manter-se ereta e os joelhos e quadris devem estar flexionados a 90º e os pés apoiados no chão e a coluna deve ficar totalmente apoiada no encosto da cadeira

§         Na posição decúbito lateral (deitada de lado), a cabeça deve estar alinhada ao resto da coluna e para tal é necessário um travesseiro de altura igual ao ombro do indivíduo; as pernas devem estar semi-flexionadas ou a de baixo esticada e a de cima apoiada sobre um travesseiro

§         Na posição decúbito dorsal (de barriga para cima), as pernas devem estar flexionadas e apoiadas sobre algum travesseiro pequeno ou médio.

§         Caso precise pegar um objeto no chão, jamais incline o tronco para frente; Correto: aproxime-se do objeto e depois agache flexionando os joelhos  mantendo a coluna ereta, contraindo o abdômen quando pegar o peso – tal procedimento gera uma pressão intra-abdominal e protege a região lombar.

§         Mulheres devem evitar ao máximo o salto-alto

§        Carregar mochila e bolsa sempre de ambos os lados do ombro; nunca sobrecarregando um lado apenas.

§        Fazer exercícios físicos de forma correta sempre preservando a curvatura da coluna e sem exageros no peso

 

Todos os direitos reservados.

" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta vitória que vence o mundo: a nossa fé." ( 1Jo 5:4)

  Site Map